O Sistema de Nível 2 da Oficina de Cilindros da Laminação de Produtos Planos da Gerdau Açominas foi concebido a partir da necessidade da construção de um sistema central capaz de coordenar o fluxo de informações entre a Oficina de Retífica de Cilindros e o MES (Manufacturing Execution System) corporativo.
O sistema foi denominado RSGS (Roll Shop Gateway System).

O Sistema RSGS está localizado em uma camada intermediária entre o sistema próprio da Oficina de Cilindros RDCS (Roll Shop Data Collecting System) e o sistema MES da Oficina de Cilindros RSMS ( Roll Shop Manufacturing System). O Sistema RSGS funciona como um canal de comunicação (Gateway) para as mensagens entre estes dois sistemas, tanto numa direção quanto noutra.

O sistema RSMS (MES) envia mensagens sobre o uso dos Cilindros na Produção da Laminação de Tiras à Quente. Os dados destas mensagens serão “input” para o trabalho de retífica daqueles cilindros na Oficina (RDCS).
Por outro lado o sistema RDCS envia mensagens sobre as retíficas feitas nos cilindros, informações tais que chegarão aos Laminadores para serem input de configuração dos processos de laminação.
A troca de mensagens entre o sistema RSMS e o sistemas RSGS (gateway) é feita através de um sistema de troca de mensagens desenvolvido pela própria GERDAU, baseado em Banco de Dados e formato XML.
O sistema RSGS se comunica com o sistema RDCS através de um canal de comunicação bidirecional “socket TCP/IP”.
O sistema RSGS consiste todas as mensagens recebidas, tanto do RSGS quanto do RDCS.

 

Arquitetura de comunicação entre sistemas